Um acidente de trânsito pode mudar sua vida em segundos.
Além da perda do bem material, algumas vezes acontecem fraturas, lesões, necessidade de cirurgias e afastamento do trabalho para recuperação física e emocional.
E junto com a dor e a luta pela recuperação, há preocupação de como sobreviver financeiramente até retornar novamente ao trabalho.
O que muita gente não sabe é que o INSS oferece benefícios para quem sofre acidente de trânsito e fica temporariamente ou permanentemente incapaz para o trabalho.
Mas atenção: estes direitos não são automáticos. É preciso saber o que pedir, como pedir e agir rápido para não enfrentar maiores dificuldades.
Conforme dito anteriormente, além das sequelas físicas e emocionais, quem sofre um acidente enfrenta o afastamento do trabalho, redução ou perda total da renda, despesas médicas e de reabilitação e a burocracia para acessar seus direitos.
E, em muitos casos, a falta de informação faz a pessoa não buscar o que é seu por direito.
Benefícios do INSS em Caso de Acidente de Trânsito:
* Auxílio-Doença (Auxílio por Incapacidade Temporária): se o acidente afastou temporariamente do trabalho, você pode ter direito ao auxílio-doença. O benefício é pago enquanto perdurar a incapacidade para o trabalho, mediante comprovação médica.
* Aposentadoria por Invalidez (Aposentadoria por Incapacidade Permanente): se o acidente causou sequelas permanentes que impedem o retorno ao trabalho é possível solicitar a aposentadoria por invalidez. O valor do benefício pode ter o acréscimo de 25% se for comprovada a necessidade permanente de cuidador.
* Auxílio-Acidente: se, após a recuperação, for comprovada sequela que reduza a capacidade para o trabalho (mesmo que ainda consiga trabalhar de forma parcial), pode ter direito ao auxílio-acidente. O benefício é uma indenização mensal paga pelo INSS cumulativamente ao seu salário mensal e o pagamento perdura até a data de concessão da aposentadoria.
* Benefício Assistencial (BPC/LOAS): se após o acidente a pessoa permanecer numa situação de baixa renda e incapacidade para o trabalho, pode ter direito ao BPC/LOAS, mesmo sem contribuições suficientes ao INSS.
O acidente de trânsito pode dar direito aos benefícios do INSS mesmo quando ocorrido fora do horário de trabalho, não importa se o acidente aconteceu indo ou voltando do trabalho (acidente de trajeto), a passeio, em veículo próprio ou como passageiro ou no transporte público.
O principal é comprovar que o acidente gerou incapacidade para o trabalho.
O direito ao benefício não depende de culpa, nem de vínculo com atividade profissional, em alguns casos.
Documentos Essenciais para Solicitar o Benefício:
- Boletim de ocorrência do acidente (se houver);
- Prontuário de atendimento hospitalar;
- Laudos médicos detalhados (diagnóstico, tratamento, prognóstico);
- Exames (raios-X, ressonância, tomografias, etc.);
- Atestado de afastamento médico;
- Relatório de sequelas, se houver.
Quanto mais completo o conjunto de provas, serão maiores as chances de sucesso.
Um advogado previdenciarista para lhe ajudar é importante para evitar que enfrente sozinho a perícia médica e toda a burocracia do INSS.
Um advogado especialista fará a análise da documentação para preparar um pedido qualificado, com toda a documentação necessária, passar orientações de como se preparar para perícia médica, acompanhar o processo, recursos e, se necessário, ações judiciais.
Com a ajuda certa você evita negativas e atrasos para conquistar o benefício que vai lhe trazer a tranquilidade neste difícil momento.
Entre em contato e saiba como garantir seus benefícios do INSS de forma rápida, segura e sem complicações.